logo

CARNAVAL SEGURO

Cerca de 60% dos brasileiros acima de 18 anos afirmam não usar preservativo em relações sexuais

Ministério da Saúde reforça que uso de camisinha externa ou interna, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras IST


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Um levantamento publicado nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde (MS), do Governo Federal do Brasil, mostrou que aproximadamente um milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de infecções sexualmente transmissíveis (IST) ao longo de 2019.

• Entrar no grupo de WhatsApp

Os dados, apresentados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), mostraram também que pessoas com 18 anos ou mais que tiveram relação sexual nos 12 meses anteriores à data da entrevista, apenas 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados, nenhuma vez.

 

Ainda conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, são significativos os avanços que a ciência e a tecnologia trouxeram para o combate ao HIV. Conhecer a sorologia positiva de forma precoce aumenta muito a expectativa e a qualidade de vida de uma pessoa que vive com o vírus.

 

O tratamento antirretroviral é garantido para todos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas mesmo assim, entre 2011 e 2021, mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids).

 

Nesse período de folia, o Ministério da Saúde lançou, na última sexta-feira (17), a campanha "Voltou o carnaval e com camisinha a alegria é geral", com o objetivo de promover ações de prevenção às IST.

 

As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais, sejam elas, oral, vaginal ou anal, sem o uso do preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado.

 

A infecção é transmitida pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. Além disso, para alguns agentes infecciosos, a transmissão também pode ocorrer da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação.

 

O uso da camisinha externa ou interna, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. O Ministério da Saúde reforça que preservativos podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.

*Com informações do Ministério da Saúde


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.